Operador de telemarketing: Perda Auditiva, Lesão por Esforço Repetitivo, Depressão

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O setor de telemarketing vem crescendo cada vez mais nos últimos anos. Sendo esse um dos setores que mais empregam pessoas na área de serviços do nosso país.

Na maioria das vezes as empregadoras prestam serviços a outras grandes empresas, todavia contratam seus funcionários pagando-lhes baixos salários.

Ocorre que, juntamente com tal crescimento,aumenta também as eclamações dos operadores deall center, pois está sendo cada vez mais comum o adoecimento dessas pessoas.

Com efeito, as condições que o trabalho é prestado contribuiu para o surgimento de doenças ocupacionais, tais como:

  • Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído (PAIRO),
  • Lesão por Esforço Repetitivo (LER/DORT),
  • Doenças psiquiátricas, como Depressão etc.

A situação é alarmante e merece toda a atenção do Poder Judiciário, ainda mais que é a saúde do trabalhador que está em jogo.

Quais são os direitos assegurados nos casos de doenças ocupacionais?


Constatado que o problema de saúde do operador de telemarketing tem relação com o trabalho realizado, a empresa pode ser obrigada a indenizá-lo, porquanto é sua obrigação primar pela saúde e segurança de seus funcionários.

Dentre as reparações cabíveis, os empregadores poderão ser condenados ao pagamento de indenização por dano moral e material, cujo valor será proporcional à gravidade da situação.

Também é assegurada aos trabalhadores acometidos por doenças ocupacionais arescisão indiretados seus contratos de trabalho, bem como a indenização pelo período de estabilidade, se for o caso.

Leia mais sobre Rescisão indireta escrito pelo Dr. José Dutra.

Dr. José Dutra Dias Filho

Advogado - OAB/MG 148.948

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